top of page

Saco Mágico

No âmbito da unidade curricular de Projeto, foi pedido a cada grupo que refletisse sobre um problema que gostássemos de ver resolvido no que diz respeito a educação, as tecnologias e aos problemas da vida quotidiana.

Desse modo, o tema selecionado foi a inclusão das crianças com deficiência cognitiva e intelectual uma vez que consideramos este um assunto importante.

O presente trabalho foi intitulado de “Saco Mágico”, uma vez que pode ser muito mais que um saco. Esta atividade foi pensada para crianças em idade do pré-escolar mais concretamente faixa etária entre os 4 e os 5.

Esboço

Dividimos o trabalho em 4 partes: sensorial, robótica, numeral e motricidade fina. Para que a divisão fosse clara e ao mesmo tempo pudéssemos captar a atenção das crianças escolhemos 4 cores diferentes (vermelho, azul, laranja e verde).

 

 

Na primeira parte do trabalho temos a parte sensorial, onde tencionamos explorar mais o tato, e o objetivo é ajudar as crianças a distinguir as diferentes impressões.

Na parte da robótica decidimos criar um jogo com led’s e botões, onde os led’s vão se acender de forma aleatória e a criança terá de responder a este estímulo, carregando no botão correspondente. Seja qual for a resposta criança os led’s vão sempre alternando, mas apenas quando pressionado um botão quer seja correto quer não. Este jogo foi pensado para a criança reagir ao estímulo visual criado pelo led e não para perceber que a criança esta a errar.

Na parte numeral podemos encontrar duas atividades de desenvolvimento numérico. A primeira consiste em organizar os números de 1 a 10 com a ajuda de um fio com missangas, cada um contém exatamente 10 missangas.

Na segunda atividade tem os números de 1 a 5 e uma mão desenhada em feltro verde colada com velcro.

O objetivo desta atividade é que a criança comece a associar à sua primeira perceção do que são os números ao seu correspondente numeral.

Em relação a motricidade fina decidimos fazer algumas atividades básicas, mas que ajudassem as crianças a aumentar a coordenação motora desenvolvendo assim capacidades necessárias para o seu dia-a-dia.

bottom of page